sábado, 27 de janeiro de 2007

Apresentação da Acção de Formação “Marca o Futuro” 02'

Aqui fica também o meu depoimento, que foi acompanhado pela imagem do post seguinte:


“A viagem não começa quando se percorrem as distâncias,

mas quando se atravessam as nossas fronteiras interiores”

(Mia Couto in “O Outro Pé da Sereia”)

Foi numa daquelas viagens de metro desprovidas de sentido, numa daquelas leituras aparentemente inócuas, que um amigo meu viu, no jornal “Metro”, o anúncio referente à abertura dos cursos do Programa Polis. Confesso que a princípio me parecia pouco credível a existência de um curso subsidiado ministrado pela Etic, mas sem dúvida que valia a pena averiguar, qualquer coisa era melhor que aquele curso-que-parecia-não-ir-a-lado-nenhum em que estava metido. Depois de uns telefonemas, alguma papelada e umas horas no Centro de Emprego, arredava agora a cadeira e sentava-me para uma entrevista com a Patrícia Lemos. O curso parecia bastante aliciante quer sob o ponto de vista formativo, quer pelo projecto que se pretendia desenvolver. Não obstante, implicava nove meses de viagens Alverca-Almada, uma média de 2 horas para cada lado, 4 horas por dia, num total aproximado de 792 horas de tempo perdido em transportes, fora o tempo psicológico. Ou seja, após 5 anos de licenciatura na FCT/UNL esperavam-me mais 9 meses de motoristas carrancudos e de íntima convivência com estranhos que cheiram a refogado, pela manhã. Como seria de esperar, não pensei duas vezes.

No primeiro dia de formação, o pequeno-almoço foi uma sandes mista de expectativa e receio. Por um lado a Etic era uma instituição de renome, mas por outro, o receio de estar a sair de um curso-que-parecia-não-ir-a-lado-nenhum para me meter noutro estava bem latente. O receio rapidamente se dissolveu na coexistência com colegas, staff e equipa formativa da Etic, num espaço imperfeito mas que evolui e se adapta às nossas necessidades (embora deva dizer que o sofá é uma das necessidades prementes ainda não resolvidas ), tudo isto resultando num sentimento de expectativas superadas e de crescimento pessoal e profissional. Por esta oportunidade, o meu muito obrigado.

Sem comentários: